Do Brasil para o espaço: alunas da Eco-Escola da Criança recebem respostas de astronautas da missão FRAM2

O universo da educação ultrapassou os limites da Terra para duas alunas da Escola da Criança – Espaço de Adolescer, em Uberlândia (MG). Alicia e Laura Silva Aquino viveram uma experiência que poucas pessoas no mundo podem contar: suas perguntas foram respondidas por astronautas em órbita pelos pólos Norte e Sul, durante a missão espacial FRAM2. A ação fez parte da campanha global The Blue Marble, promovida pela plataforma educacional inglesa Ootiboo. A iniciativa conectou estudantes de diversas partes do mundo à equipe da SpaceX, com o objetivo de despertar o interesse por ciência, meio ambiente e cooperação internacional desde cedo.

Agora, com a missão concluída, os vídeos com as respostas gravadas a bordo da estação espacial chegaram à escola e foram exibidos em um momento especial. As alunas assistiram ao conteúdo no espaço da escola, acompanhadas por educadores e colegas, mergulhando em uma jornada de conhecimento, emoção e pertencimento. 

“Quando me vi no espaço fiquei muito emocionada e feliz. Minha imagem e voz foram tão longe que quase não acreditei. Eu estava no espaço. Fica até difícil de acreditar ou imaginar a distância que isso significa, mas minha imagem, voz e curiosidade estavam lá. Corri para mostrar para todos os meus familiares e amigos e todos ficaram felizes. E eu, com o maior orgulho, transmitia a resposta do astronauta: ‘Esta missão espacial são experimentos científicos para abrir um portal para outros humanos explorarem o espaço’. Isto é realmente maravilhoso. O nosso futuro e nossas possibilidades são enormes e estou verdadeiramente muito feliz por ter participado desse experimento científico”, declarou entusiasmada Laura Silva Aquino. 

Para Alicia, a experiência foi emocionante: “Bom, eu achei muito legal ela me responder. Eu não sou fluente em inglês e de primeira eu não entendi, mas depois meu pai me ajudou a entender melhor e depois eu entendi claramente a resposta. Eu achei muito legal ver os astronautas voando por causa da gravidade zero. No momento que vi meu vídeo no carro eu surtei de felicidade, porque antes desse projeto eu nunca imaginaria que um vídeo meu iria para o espaço e uma astronauta ia me responder. Mas na escola quando toda a minha sala foi assistir, no começo eu fiquei com vergonha, mas depois a vergonha passou. Resumindo, foi uma experiência muito legal que tive a oportunidade de viver que nunca vou esquecer”. 

Segundo Odete Cristina Cardoso Dutra, coordenadora do voluntariado da Eco-Escola Escola da Criança – Espaço de Adolescer, “foi como se o universo tivesse respondido diretamente a elas. Um momento potente de valorização da infância, da curiosidade e do aprendizado conectado ao mundo real. Participar do Projeto Blue Marble foi uma experiência especial não apenas pelo fato de termos estudantes selecionados, mas por todo o processo de preparação e pelas conversas significativas que surgiram com todas as crianças ao longo do caminho. Falar sobre algo tão moderno e, ao mesmo tempo, tão ancestral e profundamente humano — a relação entre o ser humano e o espaço — possibilitou reflexões intensas. É um encontro de mundos: o das infâncias curiosas e o do universo infinito, que desperta encantamento e respeito mútuo. Agradecemos imensamente a oportunidade de viver essa jornada com nossas crianças.”

“A participação das alunas da Escola da Criança na campanha The Blue Marble mostra, de forma simbólica e poderosa, até onde a educação ambiental pode nos levar — literalmente até o espaço. Ver a curiosidade de crianças brasileiras atravessando fronteiras e ser respondida por astronautas em órbita é emocionante e inspirador. Esta iniciativa internacional é um reflexo do que acreditamos no programa Eco-Escolas: que educar para a sustentabilidade é também abrir caminhos para o futuro, valorizando a escuta ativa das crianças, o pensamento crítico e o encantamento pelo conhecimento. É uma alegria imensa ver o Brasil representado de forma tão significativa nesse projeto, e ainda mais especial ver meninas protagonizando essa jornada”, destaca a coordenadora nacional do Programa Eco-Escolas, Aline Tiagor. 

A participação da Eco-Escola da Criança nesse projeto internacional reforça seu compromisso com uma educação inovadora e com propósito. Integrante do programa Eco-Escolas, a instituição aposta em metodologias que unem tecnologia, sustentabilidade e escuta ativa das crianças preparando seus estudantes para serem protagonistas de um futuro mais justo e sustentável.

 

O projeto selecionou 12 crianças de seis países (Brasil, Reino Unido, Malta, Austrália, Alemanha e Namíbia), sendo a Escola da Criança a única instituição com dois representantes. Confira as perguntas respondidas pelos astronautas. 

Matheus Bonfim