Brasil é destaque internacional com 3º lugar na Lesson Plan Competition da FEE

 Educador ligado ao programa Eco-Escolas desenvolveu plano de aula reconhecido por sua abordagem inovadora sobre mudanças climáticas

Escola da Criança - Espaço do Adolescer (MG) propõe soluções criativas para o desafios das mundanças climáticas | Foto: Divulgação/Eco-Escolas.

O Brasil conquistou o terceiro lugar na edição 2024/2025 da Lesson Plan Competition, promovida pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma das maiores organizações internacionais dedicadas à Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). O reconhecimento foi concedido ao educador Márcio Henrique Bertazi, professor da Escola da Criança – Espaço Adolescer (MG), uma escola brasileira vinculada ao programa Eco-Escolas Brasil, pelo desenvolvimento de um plano de aula que propõe soluções criativas para os desafios das mudanças climáticas.

A competição, que recebe propostas de educadores do mundo inteiro, contou com a participação de 106 planos de aulas de 21 países e tem como objetivo valorizar estratégias pedagógicas que despertem o engajamento dos estudantes e promovam ações concretas em prol do meio ambiente. Além de Bertazi, foram premiados Grace Balthazar Simeo (Tanzânia), com o primeiro lugar, e Debdyuti Chattopadhyay (Índia), com o segundo. A terceira posição é compartilhada por Márcio Bertazi,  Margarida Cristina Magalhães Seixas (Portugal) e Aslıhan Öz (Turquia). Menções honrosas foram concedidas a outros nove educadores da Argentina, Portugal, Índia, Tanzânia, México e Qatar.

Todos os planos de aula do concurso foram elaborados com base nas diretrizes de aprendizagem da agenda GAIA 20:30, um documento que orienta o “Lesson Plan Competition 2024–2025” e foca em três grandes desafios ambientais: mudanças climáticas, perda de biodiversidade e poluição. Essas diretrizes promovem uma aprendizagem ativa, incentivando os estudantes a refletirem, pesquisarem e agirem de forma concreta. Estruturadas conforme metas curriculares e segmentadas por faixas etárias, elas estimulam soluções locais e sustentáveis, preparando crianças e jovens para enfrentar os desafios ambientais globais com senso crítico e engajamento.

O plano de aula desenvolvido pelo professor Márcio convida os estudantes a explorarem o universo por meio da arte para, em seguida, refletirem sobre os impactos das alterações ambientais nos ciclos da natureza – tanto de forma imediata quanto em médio e longo prazo. Voltado para turmas do sexto ano do ensino fundamental, o projeto reúne músicas e poemas de autores brasileiros, uma obra consagrada na divulgação científica e um filme de sucesso do final dos anos 1990. Com essa combinação de linguagens artísticas e científicas, o plano promove uma interpretação sensível e crítica dos fenômenos naturais, destacando as hidrelétricas no tema das energias renováveis. 

A proposta ainda integra discussões sobre matéria e energia, temas centrais da grade curricular da série. “Nosso objetivo é despertar o fascínio pelos diversos fenômenos naturais e, ao mesmo tempo, ampliar a percepção sobre a sua fragilidade. Esperamos que esse plano sirva como base para a construção do conhecimento necessário à compreensão das mudanças climáticas”, resume o professor.

Para Márcio Henrique Bertazi, participar da campanha foi uma experiência enriquecedora. “Foi muito motivador. Não apenas pela oportunidade de compartilhar o que desenvolvemos na Escola da Criança – Espaço Adolescer, mas também por conhecer iniciativas inspiradoras de outras instituições ao redor do mundo. Durante a campanha, tivemos um diálogo fecundo com educadores de diferentes contextos, o que revelou a diversidade de experiências que vêm incorporando a temática das mudanças climáticas às práticas pedagógicas – algo tão necessário no tempo em que vivemos”, afirma.

Professor Márcio Henrique Bertazi desenvolveu o plano de aula que convida os estudantes a explorarem o universo por meio da arte para, em seguida, refletirem sobre os impactos das alterações ambientais nos ciclos da natureza | Foto: Divulgação/Eco Escolas.

Para Aline Tiagor, coordenadora nacional do programa Eco-Escolas, o resultado é reflexo do compromisso crescente dos educadores brasileiros com práticas sustentáveis em sala de aula. “É uma conquista que reforça o potencial transformador da educação ambiental no Brasil. Estamos muito orgulhosos. Promovemos um webinar com todos os educadores que venceram a Etapa Nacional da seleção dos Planos de Aula com a intenção de promover o compartilhamento de aulas inovadoras, além de proporcionar a merecida visibilidade do trabalho e dedicação dos professores brasileiros no cenário internacional ”, pontuou.

Os planos de aula vencedores da Etapa Nacional já estão na biblioteca exclusiva Eco-Escolas Brasil e o plano de aula premiado será divulgado também no site da FEE Global como exemplo de boa prática educacional e poderá inspirar educadores de diversos países que atuam com os programas da rede global, como o Eco-Escolas, o Young Reporters for the Environment (YRE) e o Learning about Ecosystems and Forests (LEAF).

 

Para mais informações sobre a competição e os planos vencedores, acesse: www.fee.global/lesson-plan-competition

Matheus Bonfim