Programa Escolas Gêmeas

Prezados participantes do Programa Eco-Escolas,

A FEE – Foundation for Environmental Education (Fundação de Educação Ambiental – organização que criou o Programa Eco-Schools) está empenhada em promover o contato entre as Eco-Escolas de todo o mundo, com o objetivo de fomentar a troca de experiências entre estas, assim como proporcionar algumas oportunidades aos seus alunos e professores.

Este “intercâmbio virtual sustentável” (ambiental e cultural) entre as Eco-Escolas foi intitulado Escolas Gêmeas (Twinning Programme).

Entre alguns dos benefícios deste programa está o incentivo na elaboração de projetos e pesquisas pelos alunos, em conjunto com estudantes de outros países. Podem ainda elaborar um levantamento de dados e informações para comparar estas com suas realidades.

Lembrando que esta experiência contribui diretamente o com passo 5 solicitado: inserção curricular.

Abaixo algumas sugestões de perguntas e questões que podem ser abordadas neste intercâmbio virtual:

• Pesquisar se os recursos naturais naquele país/cidade (ex. água, energia, biodiversidade, etc.) são suficientes?
  • Existe alguma preocupação na conservação destes recursos naturais?
  • Todos tem acesso à água potável em sua região? Como fazem para economizar ou reaproveitar esta?
  • Quais os tipos de energia são utilizados em sua região?
  • Quanto custa o consumo de água/energia em seu país? É maior ou menor que no Brasil? Por quê?
  • As mudanças climáticas tem afetado sua região? De que maneira?
  • Faça um levantamento da biodiversidade naquela região e compare com a que sua escola está inserida.
  • O Programa Eco-Escolas trouxe benefícios para sua escola? Quais? E quais os desafios na implementação deste?

Desta maneira os jovens podem perceber que muitas vezes alguns desafios de nossa realidade local são bem mais amenos quando comparados com os recursos de outros países ou regiões, enquanto outros podem ser mais alarmantes, assim como ações e atitudes locais podem ter influências globais e que todos nós vivemos no mesmo “ambiente” (Planeta Terra).

Caso sua escola tenha interesse em participar desta oportunidade, solicitamos que o responsável pelo Programa Eco-Escolas em sua escola acesse o link abaixo e preencha os dados solicitados (tratam-se de informações simples que não tomarão muito o seu tempo).

Estes dados serão compartilhados com os Operadores do Programa Eco-Escolas em outros países para que possam identificar escolas locais que desejam trocar esta experência (e claro, estejam trabalhando com os mesmos temas ambientais desenvolvidos, faixa etária semelhantes de seus estudantes, facilidade em relação ao idioma, entre outros aspectos).

ACESSE AQUI O LINK PARA PREENCHIMENTO DOS DADOS DE SUA ESCOLA

Obs.: o envio destes dados NÃO É OBRIGATÓRIO! Cabe ao gestor de sua escola decidir se deseja ou não participar e promover este Twinning Programme.

Agradecemos sua participação e colaboração!