Brasil participa da Assembleia Geral da FEE em Creta, que elege nova diretoria e dá boas-vindas ao novo presidente

Assembleia Geral da Foundation for Environmental Education (FEE) reúne representantes de mais de 80 países em Creta, na Grécia | Foto: Divulgação/FEE.

A ilha de Creta, na Grécia, sediou em junho a Assembleia Geral da Foundation for Environmental Education (FEE), uma das maiores redes globais voltadas à educação para a sustentabilidade. O encontro reuniu representantes de mais de 80 países e teve como objetivo discutir estratégias para fortalecer a atuação conjunta dos programas internacionais da FEE.

O Brasil foi representado por Leana Bernardi, presidente do Instituto Ambientes em Rede (IAR) e coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul. Ela apresentou o painel “Environmental education on all GAIA themes through Blue Flag and Eco-Schools projects”, compartilhando experiências e iniciativas realizadas no país por meio dos programas Bandeira Azul e Eco-Escolas.

A apresentação abordou o impacto da educação ambiental em escolas, comunidades costeiras e territórios turísticos, com destaque para o Prêmio Nacional de Educação Ambiental, promovido desde 2021 pelo Júri Nacional da Bandeira Azul Brasil. A premiação reconhece os melhores trabalhos da temporada em cinco categorias: Atividade Isolada (praias), Conjunto de Atividades (praias), Atividade Isolada (marinas), Conjunto de Atividades (marinas) e Vídeo. Desde 2022, a categoria de vídeo segue temas anuais alinhados ao framework GAIA 20:30, com foco em mudanças climáticas, poluição, recuperação ambiental e ampliação do conhecimento climático.

Outra iniciativa destacada foi o concurso nacional de Planos de Aula sobre mudanças climáticas, desenvolvido no âmbito do Eco-Escolas. Baseada nos Resultados de Aprendizagem do GAIA 20:30, a atividade mobilizou educadores a proporem planos alinhados aos Objetivos de Alfabetização Climática. Cinco propostas foram selecionadas nacionalmente e estão disponíveis em português na Biblioteca Eco-Escolas. Uma das educadoras brasileiras ficou entre as selecionadas de 21 países e 106 propostas, evidenciando o protagonismo nacional na área.

Novos rumos da FEE

Durante a Assembleia, foi eleita a nova diretoria da FEE, com a nomeação de Nikos Petrou como presidente da organização. Ele sucede Lesley Jones, que liderou a FEE por nove anos e deixa um legado de visão, integridade e dedicação à causa ambiental.

Outro momento simbólico do encontro foi a assinatura coletiva do compromisso “Committing to the power of our network” (Comprometendo-se com o poder da nossa rede), que reafirma a força colaborativa da rede FEE. O Instituto Ambientes em Rede assinou o documento em nome do Brasil, ao lado das demais ONGs participantes.

Além das eleições e da assinatura do compromisso, a Assembleia proporcionou um espaço valioso para discussões sobre governança, inovação, educação climática e ampliação do impacto global dos programas da FEE. Representantes de países como Malta, Portugal, África do Sul e Marrocos também compartilharam suas práticas locais, promovendo um rico intercâmbio entre as nações membros.

 

“Para o Instituto Ambientes em Rede, participar da Assembleia Geral da FEE representa uma oportunidade valiosa de troca de experiências, alinhamento estratégico e fortalecimento do compromisso com a educação para a sustentabilidade no Brasil. Seguimos motivados e conectados à rede internacional da FEE para continuar promovendo ações de impacto por meio dos programas Bandeira Azul, Eco-Escolas e Green Key”, conclui Leana Bernardi.

Matheus Bonfim