Conheça o Floram vai à Escola

FLORAM vai à Escola é uma ação da Prefeitura Municipal de Florianópolis, executada através da FLORAM (Departamento de Educação Ambiental) e que está vinculada ao Programa Municipal de Educação Ambiental.

Essa linha de ação visa o desenvolvimento sustentável do Brasil através do envolvimento do cidadão brasileiro nas questões de sustentabilidade e meio ambiente. A ação promove a capacitação dos cidadãos em Florianópolis (em escolas, conselhos comunitários, condomínios, entre outros) através da conscientização sobre a relação entre “desenvolvimento sustentável e meio ambiente” e da mobilização social sobre questões ambientais.

Para a mobilização dos estudantes e professores, a FLORAM utiliza como ferramenta didática a Educação Ambiental. A estratégia é conduzir os participantes ao reconhecimento do ecossistema do local e do entorno onde a ação é realizada; à transferência de conhecimentos sobre os ciclos ecológicos; ao reconhecimento das ações humanas que contribuem para o desequilíbrio do ecossistema; à promoção de novos hábitos através ações práticas que reduzam os impactos ambientais produzidos pelo ser humano; e à formação continuada de uma cultura sustentável.

Dentre as ações realizadas tem-se palestras e cursos; oficinas pedagógicas sobre reuso, reciclagem (oficina do papel e oficina do sabão), valorização de resíduos (compostagem e vermicompostagem) e produção de mudas; mutirões de limpeza e/ou plantio; participação em reuniões e eventos; consultorias, assessoria ou orientações técnicas sobre questões ambientais e de educação ambiental.

Ricardo Cerruti Oehling