3) Existe algum custo para participar?

Para participar do Programa Eco-Escolas é necessário contribuir com uma taxa anual* que será calculada conforme a quantidade de alunos matriculados na escola.

*Esta taxa é cobrada anualmente a cada “renovação no programa” (vide item 4 deste FAQ – prazo para inscrição).

Após os 7 passos serem comprovados, para receber a premiação Bandeira Verde (certificação), a escola pagará novamente a taxa e automaticamente renovará sua participação no programa iniciando um novo tema a ser trabalhado (ciclo temático), desenvolvendo novamente os 7 passos em cima deste novo tema escolhido.

Em relação ao programa, este é o único investimento necessário. Porém, a escola poderá vir a ter outros custos em função do planejamento e da necessidade que a mesma verificou ao elaborar seu Plano de Ação. Ex.: pequenas obras de melhoria e instalações (horta, canteiros, lixeiras, cisternas, troca de equipamentos, tubulação, placas solares), necessidade de contratar uma consultoria, material de divulgação, saídas a campo, etc.

Esclarecimentos sobre o custo do Programa: o IAR é uma organização não governamental sem fins econômicos. Para podermos representar os programas da FEE – Foundation for Environmental Education no Brasil, contribuímos com uma taxa anual de associação, além da taxa anual referente à cada programa operado e ainda um percentual sobre cada unidade certificada (entende-se por “unidade”: praias, marinas, escolas, embarcações, hotéis, etc.). Além destas taxas e como toda instituição, temos nossos próprios custos de manutenção, operação, deslocamento para vistorias, oficinas e treinamentos, websites, assim como colaboradores.

Ricardo Cerruti Oehling