
O movimento internacional por um mundo mais sustentável ganhou ainda mais força no Brasil com a participação ativa das escolas do programa Eco-Escolas na campanha Global Action Days 2025, promovida anualmente pela Foundation for Environmental Education (FEE). Realizada entre os dias 22 de abril e 6 de maio, em alusão ao Dia da Terra, a iniciativa teve como tema a “Restauração dos Ecossistemas” e mobilizou estudantes, educadores e comunidades em mais de 100 países.
No Brasil, instituições certificadas pelo Eco-Escolas — programa coordenado nacionalmente pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR) — protagonizaram ações criativas e transformadoras em seus territórios. Entre os destaques, estão a Escola da Criança – Espaço do Adolescer, de Uberlândia (MG), Escola da Colina, de São José dos Pinhais (PR), e o Colégio Raízes, de Mogi da Cruzes (SP), que encantaram suas comunidades escolares ao unir arte, ciência e engajamento ambiental.
A Escola da Criança promoveu diversas atividades educativas sobre questões ambientais, envolvendo seus alunos na campanha. No Fundamental II, foi realizada uma atividade interdisciplinar sobre mudanças climáticas, em que os estudantes, divididos em grupos, pesquisaram eventos climáticos extremos de diferentes décadas com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial, sempre validando as informações em fontes confiáveis. Ao final, apresentaram os resultados aos colegas, promovendo reflexão e conscientização.
Durante o evento Global Action Days, as turmas também participaram da atividade “Heróis escondidos sob seus pés”, com caminhada no Parque Linear do Lagoinha em busca de decompositores no solo, relacionada à compostagem escolar feita por minhocas. Os Segundos Períodos colaboraram no preparo do material para a composteira. Na atividade “Ponto de Vista da Natureza”, os estudantes registraram fotos simbólicas da natureza a partir da caminhada anterior e estão organizando uma exposição. Algumas falas das crianças ao realizar os registros: “Sou essencial para manter os ecossistemas, porém estou poluído devido à falta de consciência de muitas pessoas” e “Não me contamine, sou essencial para a absorção da água e o abastecimento do lençol freático”.
Na atividade “Conheça nossos protetores de solo”, os alunos visitaram uma área restaurada na Fazenda Capim Branco, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde puderam aprender sobre recuperação ambiental na prática. Também participaram do plantio de mudas do Cerrado no Viveiro do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Uberlândia. A iniciativa proporcionou uma valiosa integração com diferentes espaços da cidade, fortalecendo o vínculo dos estudantes com o meio ambiente local.
Na Escola da Colina, os alunos participaram da atividade “Ponto de vista da natureza”, registrando fotografias como se fossem animais, propondo uma imersão lúdica na percepção dos seres vivos e promovendo empatia com o meio ambiente. Já o Colégio Raízes, estudantes do 4º ano do Fundamental I desenvolveram a proposta “Explorando o mundo debaixo dos nossos pés!”, que destacou a importância do solo como base da vida, onde crescem plantas, se desenvolvem alimentos e vivem organismos essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas — como as minhocas, verdadeiras aliadas da fertilidade natural.
Outras instituições também se destacaram. A Escola Tangará (SP) promoveu as atividades sugeridas pela campanha global, com foco na valorização dos recursos naturais e na atuação comunitária. Já na Escola Espaço Educação (RJ) as crianças participaram de uma visita na Praia do Leblon, acompanhadas por uma educadora ambiental. Durante a visita, conversaram com os trabalhadores da praia para entender como lidam com os resíduos deixados pelos frequentadores, desenvolvendo empatia e consciência sobre os impactos dos resíduos no ambiente costeiro.
A participação brasileira no Global Action Days reforça o comprometimento das escolas com a formação de uma geração mais crítica, consciente e ativa na defesa do meio ambiente. “Essa campanha evidencia o papel transformador da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, por meio de práticas locais com conexões globais e mostra como cada escola pode fazer a diferença começando em sua comunidade”, destaca Aline Tiagor, coordenadora nacional do Programa Eco-Escolas no Brasil.
Realizado por 630.000 pessoas de 144 países ao redor do mundo, a campanha Global Action Days convida estudantes a assumirem um papel protagonista diante dos desafios ambientais globais, por meio de ações locais com impacto real.
Mais informações sobre a Campanha Global Action Days: https://www.fee.global/global-action-days-2025