Sobre o Projeto ALCOA W3

logo-alcoa-foundation-transp

Projeto ALCOA W3

(Waste – Water – Watts)

Iniciado nos Estados Unidos, a Fundação ALCOA firmou uma parceria com a NWF (National Wildlife Federation – Federação Nacional da Vida Selvagem) e através do Programa Eco-Escolas, patrocinou o Projeto ALCOA W3 em algumas escolas públicas americanas.

O objetivo do Projeto ALCOA W3 foi implementar os 7 passos do Programa Eco-Escolas, utilizando o componente chamado “Green STEM“, que é o casamento entre as disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática com a educação básica e meio ambiente.

O termo em inglês “STEM” refere-se às inicias das disciplinas de Science, Technology, Engineering and Mathematics.
O “W3” refere-se às iniciais de Waste, Water and Watts (Resíduos, Água e Energia) que são os 3 temas abordados neste Projeto.

O Green STEM é uma forma prática, através da instrução disciplinada e trabalho experimental sobre assuntos ambientais e de sustentabilidade, para ajudar os alunos a compreender melhor e criar oportunidades para investigar, avaliar, projetar, construir e promover soluções inovadoras para os desafios ambientais e das necessidades tecnológicas relacionadas.

Neste processo foi utilizada ainda a ferramenta PBL (Project-Based Learning – Aprendizagem Baseada em Projetos) como forma de melhorar a formação ambiental de estudantes e professores, bem como uma maneira de reduzir os impactos ambientais em sua escola e também economizar custos através da redução do consumo de recursos naturais.

Com a a excelente repercussão devido ao sucesso do Projeto e consequente melhorias nas escolas, a Fundação ALCOA decidiu ampliar sua abrangência e incluiu mais 4 países: Brasil, Noruega, Itália e Austrália, que iniciaram sua participação à partir de Setembro de 2016.

O Eco-Escolas é um programa onde as escolas controlam e compartilham o seu progresso através de uma plataforma online, disponibilizada aos participantes.

Logo_ES_Transp