Ação 5: Dia do Resíduo-Zero

1. Aceite o desafio de viver um dia inteiro de sua vida sem criar resíduos que são descartados em aterros sanitários ou queimados. Certamente você descobrirá que não é uma tarefa fácil! No entanto, este exercício irá ajudá-lo a compreender como o estilo de vida humano foi adaptado para consumir recursos de forma insustentável, mas ao mesmo tempo com que facilidade podemos readaptar nossas vidas, de modo que aproveitamos mais os recursos que consumimos, preservando a natureza.

2. Você pode usar os cinco Rs para te ajudar:
Repense seu modo de consumo e descarte
Reduza o que você compra (incluindo embalagens)
Reaproveite e conserte o que você já tem ou compre usado
Recicle qualquer resíduo que realmente não possa evitar produzir
Recuse  o que você não precisa, como plásticos e “coisas grátis”

3. Conte o número de ações que você fez para reduzir a poluição de resíduos durante o dia (com base nos 5 Rs)

4. Tire fotos ou crie vídeos curtos (de até 1 minuto) de seus esforços do Dia do Resíduo Zero e compartilhe-os usando o aplicativo Treasure Earth (dentro da Campanha Menos Lixo – Litter-less campaign ou Comunidade) ou no FB/Instagram com a hashtag #litterlesscampaign.

5. Esta ação em forma de vídeo pode ser apresentada para o concurso

Os alunos fortalecem sua compreensão da economia circular e, para a prática de um dia, um estilo de vida sustentável para apoiá-la.

1. Apresente aos alunos o conceito de economia circular e linear (você pode usar o vídeo na Ação 4).

2. Peça a seus alunos para fornecer exemplos para reduzir o desperdício com base nos 5 Rs (você pode encontrar mais informações sobre os 5 Rs aqui).

3. Discuta a hierarquia de resíduos e destaque que a redução do impacto dos resíduos depende não apenas de soluções tecnológicas, mas também da adoção de uma mentalidade sustentável pelos consumidores.

4. Você também pode criar uma caixa de compostagem na escola, onde os alunos que não têm em casa podem coletar seus restos de comida.

1. Discuta a experiência dos alunos com o Dia do Resíduo Zero. Foi difícil evitar a criação de resíduos?

2. Os alunos podem explicar por quê? Foi difícil devido a barreiras tecnológicas (por exemplo, nem todos os resíduos podem ser reciclados) e/ou psicológicas (simplesmente porque achamos difícil mudar nosso comportamento)?

3. Você pode fazer uma lista comum das ações de redução de resíduos dos alunos e compartilhá-la no FB/Instagram com a hashtag #litterlesscampaign.

Seguindo em frente Intenção: Protegendo e nutrindo