Mini Campanha Menos Lixo

Ação 4: Por que eu preciso disso?

1. Pare um pouco e reflita sobre as coisas que você ou sua família compraram nos últimos dois meses. Alguma roupa nova, aparelhos eletrônicos, decoração para o seu quarto, maquiagem? Por que você comprou isso? Quanto tempo eles vão durar? Por quanto tempo você pretende mantê-los?

2. Ligue para seus avós ou um amigo da família com mais de 70 anos. Pergunte o que e quantas coisas eles compraram quando tinham sua idade. Por que você acha que estamos comprando mais coisas e produzindo mais resíduos hoje?

3. Todos nós precisamos considerar cuidadosamente nossas necessidades e hábitos de consumo para promover uma cultura circular, em vez de linear, do tipo “compre e jogue fora”. Aprenda o básico sobre a economia circular aqui: https://youtu.be/zCRKvDyyHmI

4. Compartilhe seu compromisso de reduzir o consumo usando o aplicativo Treasure Earth (dentro da Campanha Menos Lixo – Litter-less campaign ou Comunidade) ou no FB/Instagram com a hashtag #litterlesscampaign.

Objetivos

Os alunos aprendem como os humanos adaptaram um estilo de vida de economia linear que tem forte impacto sobre o meio ambiente.

Os alunos se familiarizam com o conceito de economia circular e refletem sobre o significado de estilo de vida sustentável.

Antes da Ação

1. Apresente aos alunos os conceitos de economia circular e linear.

2. Discuta com os alunos como a mídia afeta o consumo.

Depois da Ação

1. Peça aos alunos que façam uma lista de itens que podem ser reciclados ou comprados de segunda-mão (também itens atípicos, como telefones celulares, roupas e bolsas).

2. Eles podem economizar ou ganhar dinheiro evitando comprar coisas novas ou comprando/vendendo itens de segunda-mão?

Passos para reconectar com a natureza:

Intenção: Saboreando e apreciando