Ação 2: Preso no Plásticor

1. Junto com um amigo ou familiar, assista a este pequeno vídeo sobre poluição por plástico: https://youtu.be/IA9O9YUbQew

2. Que emoções você está sentindo ao assistir ao vídeo? Que emoções você acha que um animal, como um golfinho, uma tartaruga ou uma ave marinha, experimenta se engolir uma tampa de garrafa ou se ficar preso em um saco plástico?

3. O que podemos fazer para reduzir o sofrimento dos animais? Para algumas ideias, você pode assistir a este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hKFV9IquMXA

4. Compartilhe suas ideias usando o aplicativo Treasure Earth (dentro da Campanha Menos Lixo – Litter-less campaign ou Communidade “check-in emocional) ou no FB/Instagram com a hashtag #litterlesscampaign e se comprometa a reduzir o uso de plástico (por exemplo: “Vou tentar evitar embrulhar meu almoço em um saco plástico”).

Os alunos aprendem sobre os efeitos adversos da poluição do plástico na natureza e as formas de mitigá-los.

Discuta com seus alunos sobre o uso do plástico e sobre o ciclo de vida e o impacto dos produtos plásticos.

Você pode usar essas informações para criar consciência entre seus alunos:

1. Ciclo de vida dos plásticos The lifecycle of plastics – WWF-Australia – WWF-Australia Em 2050, haverá mais plástico do que peixes em nossos oceanos. (Washington Post e UNEP)

2. Apenas 9% de todos os resíduos de plástico já produzidos foram reciclados.

3. Cerca de 12% foram incinerados, enquanto o restante – 79% – acumulou-se em aterros, lixões ou no ambiente natural. UNEP

4. Hoje, produzimos cerca de 300 milhões de toneladas de resíduos plásticos por ano. Isso é quase equivalente ao peso de toda a população humana – UNEP

1. Discuta com seus alunos sobre suas emoções quando virem animais sofrendo por poluição de plástico.

2. Discuta por quê a reciclagem de plástico por si só não é suficiente para impedir a poluição de plástico e que é necessário reduzir a quantidade de plástico que usamos.

3. Peça aos alunos que listem soluções alternativas para produtos plásticos. Faça uma promessa de reduzir o uso de plástico na sala de aula/escola e compartilhe-o nas redes sociais e no aplicativo.

Conscientização do sofrimento e Gestão de emoções difíceis