Eco-Escolas mobilizam estudantes em todo o país nos “Dias de Ação pelo Oceano”
Campanha integra educação, arte e sustentabilidade em ações de preservação dos mares
De 6 a 12 de outubro, o Eco-Escolas Brasil e o Instituto Ambientes em Rede (IAR), em parceria com o Programa Bandeira Azul Brasil, promoveram a campanha Dias de Ação pelo Oceano, uma iniciativa que mobilizou escolas de todo o país em prol da proteção dos mares. A campanha, que integra a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021–2030) e celebra o Dia Nacional do Mar (12/10), convidou estudantes e comunidades escolares a refletirem sobre a relação entre o cotidiano e a saúde do oceano.
Em Uberlândia (MG), a Escola da Criança realizou a ação O Mar Começa Aqui, transformando os corredores da escola em um verdadeiro mergulho no oceano, com tons de azul e desenhos de animais marinhos. Durante a campanha, os estudantes também arrecadaram tampinhas plásticas para destinação correta dos resíduos e participaram de atividades educativas sobre os princípios e critérios do Programa Bandeira Azul. Como parte das ações, confeccionaram lixeiras para carro decoradas com temas marinhos, reforçando a importância da preservação dos ecossistemas aquáticos e do cuidado com os resíduos que podem chegar ao oceano.
Já na Bahia, a Casa Familiar Agroflorestal (CFAF) de Nilo Peçanha produziu uma série de vídeos educativos, incluindo o episódio Ação pelo Oceano, que destacou que “o futuro do oceano depende das nossas ações no presente”. Outro vídeo da minissérie Dias de Ação pelo Oceano abordou a qualidade da água dos mares e apresentou os critérios de sustentabilidade do Programa Bandeira Azul, conectando os conteúdos ao aprendizado prático sobre conservação marinha.
Por meio do Programa Eco-Escolas, estudantes de diferentes regiões do Brasil se conectaram a uma agenda global de responsabilidade ambiental, fortalecendo o compromisso com o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida marinha.
“A campanha Dias de Ação pelo Oceano mostra como a educação ambiental, por meio de metodologias práticas, os convidam a realizar campanhas e serem protagonistas da informação para a sua comunidade. Realizar ações e mudanças reais estimulam o aprendizado e o propósito dos estudantes. Quando as crianças compreendem que tudo o que fazemos em terra impacta diretamente o mar, elas se tornam multiplicadoras dessa consciência e exemplo de como é possível mudar os comportamentos. É assim que formamos uma geração mais engajada e responsável com o planeta”, destacou Aline Tiagor, coordenadora do Programa Eco-Escolas Brasil.
A iniciativa integra as ações da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021–2030), um movimento global que busca fortalecer o conhecimento sobre o oceano e promover soluções baseadas na ciência para sua conservação. Alinhado a essa agenda, o Programa Eco-Escolas incentiva que o tema oceano seja trabalhado de forma transversal, conectando a sala de aula à realidade ambiental e despertando uma nova geração de cidadãos comprometidos com a sustentabilidade marinha.