Eco-Escolas Brasil participa do NOM 2025 na Malásia com destaque para experiência da Bahia
Participação brasileira destacou o Seminário Integrado de Educação Profissional das Casas Familiares Rurais da Bahia, exemplo de como a escola pode transformar comunidades por meio da sustentabilidade

De 14 a 17 de setembro, o Eco-Escolas Brasil marcou presença na Reunião Global de Operadores Nacionais (NOM 2025), realizada em Kuala Lumpur, na Malásia. O encontro reuniu 88 representantes de 43 países em um espaço de intercâmbio e fortalecimento da rede internacional da Foundation for Environmental Education (FEE), com foco na Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS).
O Brasil apresentou o caso das Casas Familiares Rurais da Bahia, com destaque para o Seminário Integrado de Educação Profissional (SIEP). A iniciativa envolve estudantes do Ensino Médio Rural em atividades junto às suas comunidades promovendo ações práticas como a produção agroecológica, hidroponia, meliponários e fossas sépticas ecológicas — com impactos diretos na saúde e no meio ambiente, além de promover o fortalecimento econômico de comunidades rurais.
A experiência brasileira foi inserida no tema “Eco-Escolas para Comunidades: parcerias e engajamento de comunidades locais na EDS”, reforçando a importância do vínculo entre escola e território para a transformação social. A participação nacional foi conduzida pela coordenadora do programa, Aline Tiagor, que representou o Brasil no encontro.
“O NOM é um espaço único de diálogo e cooperação. Trazer o exemplo das Casas Familiares Rurais da Bahia foi uma oportunidade de mostrar como a educação pode, de fato, gerar mudanças reais nas comunidades. O SIEP é um exemplo concreto de que, quando o conhecimento técnico se conecta com as necessidades locais, conseguimos construir soluções sustentáveis e inspirar jovens a serem protagonistas da transformação”, destacou Aline.
Além das apresentações dos países, o NOM 2025 também contou com o lançamento de novos manuais internacionais do programa, workshops de capacitação e momentos de conexão com a natureza em parceria com a WWF Malásia. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de acompanhar a Exposição Juvenil organizada pelo Eco-Escolas Malásia, que trouxe projetos inovadores, como sistemas hidropônicos e tijolos ecológicos feitos de plástico reciclado.
A participação brasileira reforça o compromisso do Eco-Escolas Brasil com a construção de uma educação de impacto, voltada à sustentabilidade e ao fortalecimento de comunidades.