Dia de Aprender Brincando

Prezado Professor(a) e Comunidade escolar,

Gostaríamos de apresentar-lhe a campanha Dia de Aprender Brincando.

Os desafios no campo da educação contemporânea são grandes. Entre eles, destacam-se a construção de sentido e pertinência para os processos de aprendizagem, a busca permanente pelo engajamento dos estudantes e a urgente necessidade de reconfiguração da relação escola e cidade.

Nesse contexto, com o objetivo de ampliar tempos, agentes, espaços e linguagens, instituições de ensino do mundo todo têm levado suas práticas pedagógicas para fora da sala de aula, expandindo as aprendizagens para além dos muros da escola. No Brasil, as experiências revelam que os professores e professoras são importantes aliados deste debate e que podem ser verdadeiros guardiões do brincar e aprender ao ar livre.

É para fomentar essas ações nas famílias e nas escolas, ressaltando o poderoso impacto que a brincadeira e aprendizado ao ar livre têm no desenvolvimento uma infância feliz e saudável, que a Campanha Dia de Aprender Brincando chega a sua segunda edição em território nacional.

Promovida pela Cidade Escola Aprendiz, em parceria com a Project Dirt e apoio da OMO, a Campanha é um movimento global no qual milhares de escolas celebram pelo menos uma classe fora da sala de aula! Ano passado, as ações mobilizaram 18 mil crianças e 136 escolas brasileiras. Em 2017, as atividades que marcam a data ocorrerão no dia 18 de maio de 2017 (quintafeira).

E você é nosso convidado(a)!

Para participar é muito simples. Basta inscrever a sua escola ainda hoje (www.diadeaprenderbrincando.org.br/#participe) no site da Campanha e começar a mobilizar a comunidade escolar. No dia 18 de maio, durante a atividade ao ar livre, é importante que você fotografe e compartilhe nas redes sociais, usando as hashtags #DiadeAprenderBrincando e #OutdoorClassroomDay . Temos certeza de que a sua ação pode inspirar novas práticas pelo mundo!

Se quiser saber como foi o primeiro ano de Campanha, veja a cobertura completa do dia. Assista ao vídeo realizado em São Paulo no Dia de Aprender Brincando 2016.

Para entender melhor a importância do brincar na vida das crianças, leia a entrevista que fizemos com o inglês Tim Gill

Como os espaços públicos podem ser qualificados como espaços do brincar?

Muito obrigado!
Juntos, podemos criar um futuro brilhante para todas as nossas crianças.