Casas Familiares Rurais da Bahia inspiram o mundo na Conferência Internacional do Programa Eco-Escolas

 

Iniciativas de jovens no Baixo Sul da Bahia ganham destaque global em Kuala Lumpur, mostrando como a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) transforma comunidades

 

As Casas Familiares Rurais (CFR) do Baixo Sul da Bahia representaram o Brasil na Conferência Internacional do Programa Eco-Escolas (NOM – National Operators Meeting), realizada em Kuala Lumpur, na Malásia, entre 14 e 18 de setembro de 2025. O encontro, promovido pela Foundation for Environmental Education (FEE), sediada em Copenhagen, Dinamarca, reuniu coordenadores nacionais da maior rede global de escolas sustentáveis de mais de 40 países .

O trabalho exemplar das três Casas Familiares Rurais da Bahia foi apresentado pela Coordenadora Nacional do Programa Eco-Escolas Brasil, Aline Tiagor, que compartilhou os resultados obtidos com a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e o empoderamento juvenil em comunidades rurais. Entre as iniciativas destacadas estão ações de transformação comunitária, empreendedorismo rural e protagonismo estudantil que têm gerado impactos reais na vida das famílias da região.

Pedagogia da Alternância: modelo francês, em que os estudantes passam 1 semana em ensino imersivo na escola e em visitas de campo (em alojamentos monitorados, com aulas em período matutino, vespertino e noturno) e 2 semanas realizando projetos em suas comunidades;

Aprendizagem Baseada em Projetos (Project Based Learning – PBL): além do Ensino Médio regular, os estudantes recebem formação técnica e aprendem sobre sistemas de plantio agroflorestal (SAF), hortas hidropônicas (técnica especial que utiliza água, usada em locais com solo pouco fértil ou muito arenoso), meliponário, avicultura, entre diversos outros projetos, incluindo o sistema de fossas sépticas biológicas (tecnologia da EMBRAPA para sistemas de saneamento básico em zonas rurais); 

Ações multiplicadoras: visitas de escolas da rede pública nas Casas Familiares Rurais e realização de aulas e projetos em escolas e outros locais comunitários. 

SIEP (Seminário Integrado de Educação Profissional): iniciativa premiada que tem como propósito integrar os estudantes das três escolas, na realização de um seminário com trocas de experiências. O evento anual, ao mesmo tempo em que promove a união dos jovens da região, provoca discussões importantes acerca de temáticas inspiradoras como “Juventudes e Agricultura Familiar: experiências do protagonismo de jovens rurais” (tema de 2024) e “Educação Verde” (tema de 2025).

 

 

Abordagem de Toda a Escola (Whole School Approach – WSA): A CFAF (Casa Familiar Agroflorestal em Nilo Peçanha) com o maravilhoso meliponário, o sistema de hidroponia, as composteiras de resíduos orgânicos e a horta de plantas medicinais, cultivada a partir de um projeto de saberes tradicionais comunitários, tornam a escola um espaço de aprendizado e produção. A CFRI (Casa Familiar Rural de Igrapiúna) possui um sistema exemplar de captação de água da chuva, com tratamento adequado para a ampla utilização na escola e os sistemas de fossas sépticas, já implantados em mais de 50 famílias, que está transformando a realidade de comunidades rurais sem acesso à infraestrutura de saneamento básico. A CFR-PTN (Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves) com a reutilização de resíduos para o paisagismo, o Eco-Código Eco-Escolas como ferramenta de sensibilização e a produção de avicultura em sistema com a horta orgânica, produzindo alimentos frescos e saudáveis para a merenda escolar, também se destacou na Abordagem de Toda a Escola, uma das premissas do Programa Eco-Escolas.

Ao promover espaços de aprendizado físico e emocionalmente saudáveis, as CFRs despertam nos jovens o senso de responsabilidade e pertencimento às suas comunidades. Assim, dois pilares da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) se consolidam: a assimilação prática dos conceitos e a ação transformadora sobre o território. Aline Tiagor ressaltou ainda a dedicação dos educadores e gestores nessa trajetória, como o professor Danilo Castro, da CFR-PTN, um dos cinco premiados na Etapa Nacional do Prêmio Planos de Aula sobre Mudanças Climáticas da FEE Education Awards 2025, exemplo do compromisso e da qualidade do corpo docente envolvido nas CFRs.

A Conselheira do Instituto Ambientes em Rede (IAR) e Coordenadora Regional do Programa de Escolas Associadas da UNESCO (PEA-UNESCO), Joana Almeida,  responsável pelas Casas Familiares Rurais desde o início, destacou que a iniciativa nasceu do sonho de oferecer educação de qualidade em regiões historicamente marginalizadas e hoje se consolida como referência de inovação social e sustentabilidade.

 

 

 

Parcerias fortalecem educação sustentável nas Casas Familiares Rurais

A força das parcerias que sustentam o modelo de “escolas comunitárias” também foi destaque na apresentação. Apoiadas por editais públicos, patrocinadores privados e entidades sem fins lucrativos, o trabalho dessas escolas demonstra o poder de uma rede unida pelo mesmo propósito.

Assistidas pelo Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), da Fundação Norberto Odebrecht, e integradas ao PEA–UNESCO e ao Programa Eco-Escolas, as instituições reafirmam seu compromisso com a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e o Greening Education Partnership (GEP), inserindo-se no cenário global da sustentabilidade com o cumprimento de critérios e metodologias internacionais.

O encerramento da conferência foi marcado por um gesto simbólico: o CEO da FEE, Daniel Schaffer, recebeu produtos orgânicos elaborados pelos próprios estudantes — o mel da Casa Familiar Agroflorestal (CFAF) de Nilo Peçanha e o chocolate orgânico produzido pela Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFRI). Os presentes foram entregues como símbolo do impacto positivo e da autenticidade dos projetos apresentados.

 

 

Com mais de 20 anos de atuação e mais de 1.500 jovens formados, o sucesso das escolas é resultado do engajamento de investidores sociais, do reconhecimento do poder público e da dedicação de gestores e educadores. Durante o evento, os estudantes foram aplaudidos por seus projetos de empreendedorismo rural que transformam suas comunidades, mostrando que, mesmo diante de desafios, a sustentabilidade segue como caminho de esperança e mudança liderado pela juventude.

Matheus Bonfim