Programa Eco-Escolas

Sustentabilidade e educação ambiental para escolas

Programa Eco-Escolas

Sustentabilidade e educação ambiental para escolas

Programa Eco-Escolas

Sustentabilidade e educação ambiental para escolas

Dias de Ação Global 2023

18 a 28 de abril de 2023

AGINDO CONTRA A POLUIÇÃO!

Os Dias de Ação Global 2023 são focados nos 5Rs – Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar. Ao longo de 10 dias, vamos compartilhar 5 ações que qualquer pessoa pode fazer para reduzir a poluição e consumir de forma mais responsável. O movimento Global Action Days da FEE demonstra como as ações individuais, por menores que pareçam, podem grandemente impactar o nosso bem-estar e o da Terra.

Escolas de todo o mundo, que fazem parte das redes Eco-Escolas, Aprendendo sobre Florestas e JRMA, bem como escolas de programas não pertencentes à FEE, são convidadas a participar.

Conheça as ações deste ano aderindo à campanha!

Inscreva-se aqui!

Os Dias de Ação Global do ano passado contaram com mais de 150.000 participantes de 73 países agindo pela biodiversidade global. Este ano, esperamos ver ainda mais participantes realizando ações positivas e marcantes!

Tome medidas para reduzir a poluição!

Você está pronto para mergulhar nos 5 Rs e fazer sua parte para reduzir a poluição de todos os tipos? Então junte-se a nós nos Dias de Ação Global 2023, de 18 a 28 de abril!

Abaixo você encontrará cinco atividades diferentes que o ajudarão a pensar sobre diferentes tipos de poluição e diferentes maneiras pelas quais podemos fazer mudanças para resolver o problema.

Você pode fazer todas as cinco atividades ou escolher aquelas que mais lhe agradam. O que quer que você faça:

LEMBRE-SE DE COMPARTILHAR SUAS AÇÕES CONOSCO NAS MÍDIAS SOCIAIS USANDO AS HASHTAGS #GLOBALACTIONDAYS, #MYACTIONSMATTER, #GAIA2030, #LITTERLESSPLUS & #LITTERLESSCAMPAIGN.

 

O que fazer como professor, pai ou responsável?

Professores, pais e responsáveis são incentivados a participar das atividades junto com as crianças menores. A maioria das ações inclui um elemento de reflexão ou discussão, como por exemplo, abordando nossos hábitos alimentares, padrões de consumo e os diferentes tipos de poluição ao nosso redor. Você também pode ajudar os jovens, especialmente aqueles sem acesso à internet ou redes sociais, a compartilhar suas ações com a comunidade em geral. Ao compartilhar nossas ações nas mídias sociais, podemos ajudar a inspirar e motivar outras pessoas a agirem também! Não sabe por onde começar? Confira as anotações de ajuda!

CONHEÇA ABAIXO AS AÇÕES DE 2023!

 Ação 1: RECUSAR – Fique sem carne por um dia!

Você sabia? A produção de carne vermelha, como bovina e de cordeiro, pode produzir até 250 vezes mais gases de efeito estufa por grama de proteína do que as leguminosas. Além disso, a pecuária está associada a altas emissões de nitrogênio no meio ambiente, o que perturba seu equilíbrio natural e pode causar a morte de plantas e animais.

❔ Você já sentiu um odor forte passando por um campo agrícola fertilizado? Isso se deve à amônia, responsável pela grande quantidade de algas depositadas na areia da praia.

📌 A maioria dos países recomenda a ingestão máxima de 500 gramas de carne vermelha por semana. Para colocar em perspectiva, duas fatias finas de presunto têm cerca de 40-50 gramas!

A ação:

  1. Decida com a sua família ou amigos o dia da semana que vai dedicar apenas a refeições vegetarianas ou veganas.
  2. Pense em pelo menos uma receita vegetariana ou vegana que você goste e que contenha apenas ingredientes locais e sazonais. Anote-os de forma clara. Você pode adicionar uma foto à sua descrição.
  3. Troque as receitas com seus amigos e certifique-se de saber como segui-las.
  4. Encontre os ingredientes necessários e prepare uma refeição conforme as instruções. Você pode optar por cozinhar junto com os amigos.
  5. Divirta-se com a sua família e/ou amigos 😊 Tire uma foto do seu prato e publique nas suas redes sociais com a hashtag #litterlessplus.
  6. Opcional: Você pode organizar uma degustação em aula ou com um grupo de amigos.
  7. Deposite quaisquer sobras orgânicas em uma caixa de compostagem (você pode optar por fazer uma com seus amigos).

Ação 2: REPENSAR – Abandone poluentes invisíveis por alternativas ecológicas!

Você sabia: Muitos produtos que usamos diariamente (por exemplo, produtos de limpeza, cosméticos, embalagens de alimentos) podem conter substâncias nocivas ao meio ambiente ou à saúde humana.

Essas substâncias, liberadas no ar ou na água, são invisíveis a olho nu e podem se deslocar de um lugar para outro.

Exemplos dessas substâncias são o material particulado (PM10 e PM2.5), óxidos de nitrogênio, PFAS e hormônios.

Algumas dessas substâncias também podem reagir entre si para produzir novos compostos nocivos.

📌 Pode haver até microplásticos na sua pasta de dente!

A ação:

  1. Assista a estes vídeos se quiser saber mais sobre poluentes invisíveis: Como reivindicar seu direito a uma vida livre de produtos químicos – YouTube e A verdade suja sobre produtos de limpeza tóxicos – YouTube
  2. Encontre três produtos em sua casa que contenham substâncias que podem ser prejudiciais para humanos, animais e plantas. Quais rótulos indicam que esses produtos podem ser prejudiciais? Discuta com seus amigos e familiares como esses produtos químicos chegam à natureza e o motivo de serem considerados prejudiciais.
  3. Você pode encontrar ou fazer produtos alternativos menos prejudiciais? Para se inspirar, você pode conferir este vídeo: Mantenha sua casa limpa com estes produtos de limpeza ecologicamente corretos e faça você mesmo – Youtube.
  4. Encontre produtos alternativos com rótulo ecológico. Discuta com seus amigos a importância da rotulagem ecológica e o princípio da precaução.
  5. Compartilhe suas ideias de produtos não tóxicos com seus amigos ou no FB/Instagram com a hashtag #litterlessplus.
3-Reutilizar800

Ação 3: REUTILIZAR – É dia de troca de livros!

Você sabia: Ler livros é uma ótima maneira de adquirir conhecimento e estimular a imaginação. No entanto, a sua produção está associada a consequências ambientais substanciais. Você sabia que a pegada hídrica média global de uma folha A4 de 80 g de papel para imprimir e escrever é de 5,1 litros? Além disso, quando você compra livros reutilizados por meio de vendas em um sebo, pode economizar mais que o dobro de energia do que fazer livros com papel reciclado.

📌 Na Europa, os resíduos de papel representam 30% do total de resíduos urbanos e cerca de 70% deste papel é reciclado.

A ação:

  1. Assista a este vídeo sobre o impacto da produção de papel.
  2. Decida um dia em que você organizará um dia de troca de livros. Você pode incluir outras atividades como contação de histórias, confecção de marcadores e oficinas de ilustração na atividade.
  3. Encontre um livro que você gostou e que esteja disposto a trocar por outro livro.
  4. Apresente o livro que você amou para seus amigos ou familiares e compartilhe as emoções que sentiu ao lê-lo. Você também pode postar nas redes sociais perguntando a outras pessoas se elas estão interessadas.
  5. Troque seu(s) livro(s) com seus amigos, tire uma foto de seus novos livros e poste nas redes sociais com a hashtag #litterlessplus.
  6. Divirta-se lendo seu livro!
  7. Opcional: Você também pode estender esta atividade para incluir brinquedos usados, itens de moda ou gadgets.

 Ação 4: REAPROVEITAR – Seja criativo e dê uma segunda vida aos seus pertences!

Você sabia: a “pegada de material” global aumentou 70% entre 2000 e 2017? É a quantidade de matéria-prima que usamos para produzir tudo o que consumimos e um indicador da pressão que exercemos sobre os recursos mundiais. Todos nós precisamos considerar cuidadosamente nossas necessidades e hábitos de consumo para promover uma cultura circular em vez de uma cultura linear de “comprar e jogar fora” e minimizar nossa pegada material.

Você pode fazer isso sendo criativo com as coisas que você tem, então transforme seu jeans velho em uma bolsa de tecido, uma camisa velha em uma fronha, etc. e ao mesmo tempo reduza o consumo de material novo.

A ação:

  1. Comece aprendendo os fundamentos da Economia Circular assistindo a este vídeo.
  2. Decida um dia criativo junto com amigos ou familiares, onde você reaproveitará coisas antigas ou não utilizadas que você tem.
  3. Encontre vídeos online inspiradores mostrando ideias sobre como reaproveitar coisas que usamos em nossa vida diária e compartilhe-os com seus amigos. Alternativamente, você pode assistir a este vídeo.
  4. Encontre coisas em sua casa às quais você gostaria de dar uma nova vida. Certifique-se de ter as ferramentas e materiais necessários para fazê-lo.
  5. Seja criativo com seus pertences enquanto tenta evitar a produção de novos resíduos.
  6. Compartilhe suas novas criações com seus amigos ou no FB/Instagram com a hashtag #litterlessplus.
  7. Jogue todos os resíduos que você não pôde evitar produzir na lixeira apropriada.

Ação 5: RECICLAR – Faça uma coleta de lixo!

Você sabia: Até 2050 haverá mais plástico do que peixes em nossos oceanos.

Apenas 9% de todos os resíduos plásticos já produzidos foram reciclados. Cerca de 12% foram incinerados, enquanto os 79% restantes se acumularam em aterros, lixões ou no ambiente natural.

📌 Hoje, produzimos quase 300 milhões de toneladas de resíduos plásticos por ano. Isso é quase equivalente ao peso de toda a população humana – PNUMA.

A ação:

  1. Escolha um horário para um piquenique de coleta de lixo com sua família ou amigos. Embale um cobertor, alguns alimentos e bebidas em um recipiente reutilizável, bem como luvas/colhedores de lixo, sacolas e desinfetante para as mãos. Caminhem juntos até uma bela área verde de sua escolha. No caminho, recolha o lixo que encontrar na rua ou no caminho.

Nota: Você pode optar por fazer esta atividade voluntariamente também no Dia da Terra, sábado, 22 de abril. Você pode encontrar mais informações sobre o Dia da Terra, bem como recursos úteis em EARTHDAY.ORG

  1. Assim que chegar, leve 10 minutos para recolher qualquer lixo na área circundante – até mesmo as pequenas pontas de cigarro!
  2. Jogue seus resíduos na lixeira apropriada: Resíduos de plástico em uma lixeira de plástico, resíduos de vidro em uma lixeira de vidro, resíduos de papel em uma lixeira de reciclagem de papel, etc. Se você não encontrar lixeiras suficientes para jogar seu lixo, envie uma mensagem ao seu município local, alertando-o sobre o problema e chamando-o para instalar mais lixeiras.
  3. Comemore seus esforços desfrutando juntos da natureza limpa e da comida que você trouxe. Tire uma foto do seu piquenique e do lixo recolhido e partilhe no FB/Instagram com o hashtag #litterlessplus