Tire aqui suas dúvidas sobre o Programa Eco-Escolas!

1) Quais escolas podem participar?

Qualquer escola pode se inscrever, seja privada ou pública. Da mesma maneira, qualquer nível de ensino pode participar. Inicialmente o programa for criado para o ensino infantil e fundamental, porém ao longo dos anos e com seu aprimoramento, hoje abrange também os níveis médio e superior.

Da mesma maneira, o programa é flexível para qualquer linha ou método de ensino que a escola segue. Nossa "metodologia" desenvolvida (7 passos) é apenas uma passo-a-passo orientativo para que se alcance uma gestão ambiental com qualidade.

2) Como posso inscrever minha escola no programa?

Após se informar como funciona o programa e sua metodologia, entre em contato através do e-mail ecoescolas@iarbrasil.org.br ou via nosso Contato. Retornaremos para maiores esclarecimentos, informações e ainda a possibilidade de uma visita local de um de nossos parceiros e representantes.

Uma vez a escola decidida em participar, basta preencher aqui no site o Formulário de Inscrição e aguardar o envio da respectiva documentação (Fatura e Termo de Compromisso).

Após o pagamento da taxa, a escola automaticamente terá acesso à Área da Escola em nosso site, aonde disponibilizamos o Material de Apoio do programa (Guia do Professor, Guia de Auditoria, Temas, Modelo de ATAs, Relatórios, Planos de Ação, entre outros).

Além disso a escola receberá instruções para ingressar na rede internacional do Eco-Escolas (Project Eco-Schools).

3) Existe algum custo para participar?

Para participar do Programa Eco-Escolas é necessário contribuir com uma taxa anual* que será calculada conforme a quantidade de alunos matriculados na escola.

*Esta taxa é cobrada anualmente a cada "renovação no programa" (vide item 4 deste FAQ - prazo para inscrição).

Após os 7 passos serem comprovados, para receber a premiação Bandeira Verde (certificação), a escola pagará novamente a taxa e automaticamente renovará sua participação no programa iniciando um novo tema a ser trabalhado (ciclo temático), desenvolvendo novamente os 7 passos em cima deste novo tema escolhido.

Em relação ao programa, este é o único investimento necessário. Porém, a escola poderá vir a ter outros custos em função do planejamento e da necessidade que a mesma verificou ao elaborar seu Plano de Ação. Ex.: pequenas obras de melhoria e instalações (horta, canteiros, lixeiras, cisternas, troca de equipamentos, tubulação, placas solares), necessidade de contratar uma consultoria, material de divulgação, saídas a campo, etc.

Esclarecimentos sobre o custo do Programa: o IAR é uma organização não governamental sem fins econômicos. Para podermos representar os programas da FEE - Foundation for Environmental Education no Brasil, contribuímos com uma taxa anual de associação, além da taxa anual referente à cada programa operado e ainda um percentual sobre cada unidade certificada (entende-se por "unidade": praias, marinas, escolas, embarcações, hotéis, etc.). Além destas taxas e como toda instituição, temos nossos próprios custos de manutenção, operação, deslocamento para vistorias, oficinas e treinamentos, websites, assim como colaboradores.

4) Qual o prazo para inscrição? E para receber a premiação Eco-Escolas?

O Programa Eco-Escolas é bem flexível em seus prazos, o que permite que cada país estabeleça seus critérios em relação à datas no programa. No Brasil cada escola poderá se inscrever em qualquer período do ano.

Da mesma maneira, o prazo para conclusão dos 7 passos descritos na metodologia do programa vai depender do Plano de Ação elaborado pela própria escola. Espera-se que este prazo seja de 6 meses à 2 anos no máximo (em função da experiência, capacidade, envolvimento e gestão da escola), ou seja, em média estima-se um prazo de 1 ano para realizar o ciclo do programa e iniciar um novo tema.

5) Como devo aplicar a “Metodologia dos 7 Passos”?

A metodologia dos 7 passos foi criada com o objetivo de orientar a escola na implementação do programa, através de uma uniformidade utilizada pelas escolas participantes em todo o mundo.

A filosofia do Eco-Escolas não é definir de que maneira a escola deve cumprir os 7 passos e sim orientá-la na aplicação. Desta forma, as escolas têm total liberdade para por em prática os passos que norteiam o trabalho, conforme seu método de ensino.

Também não é necessário que todos os alunos participem diretamente do programa. Na fase inicial (1° ano como piloto) a escola poderá escolher qual ano (série) irá participar. Porém estimulamos que futuramente, nas renovações dos temas, a escola busque envolver todos os alunos ali matriculados.

6) Como funciona a rede internacional Eco-Schools?

Um dos atrativos do Programa Eco-Escolas é a divulgação que a escola faz de suas ações na rede internacional Eco-Schools.

No site internacional www.ecoschools.global é possível ver a relação de todas as outras escolas participantes no programa, entrar em contato, trocar experiências, promover a interação entre os alunos assim e assim divulgar para o mundo o que sua escola está fazendo!

O Eco-Schools Programme também possui uma página no Facebook aonde as escolas divulgam para o mundo suas ações: www.facebook.com/GlobalActionDays

Participe, encoraje seus alunos, desperte seu seu interesse e a criatividade de seus estudantes!

7) Preciso contratar uma consultoria?

Não, não é necessário. Após ingressar no programa a escola terá acesso ao Material de Apoio (no link Área Eco-Escolas, em nosso site). Com este é possível implementar o programa de forma independente.

Porém, devido alguns fatores (falta de tempo, equipe a ser capacitada, elaboração de relatórios) a escola pode contratar uma consultoria para auxiliá-la. Nossos Operadores Locais e parceiros são capacitados para realizar esta consultoria, porém ressaltamos que para participar do Programa Eco-Escolas não é obrigatória esta contratação. Cabe à escola decidir por este investimento ou ainda contratar consultoria de terceiros.

Qualquer dúvida entre em contato com o Operador Nacional do programa, pois é muito importante sabermos se estão sendo bem atendidos pelos nossos parceiros, para podermos oferecer sempre opções de suporte profissional capacitado e ético.

8) Como comprovar que o programa foi implementado?

Na Área da Escola (disponível para as escolas participantes) é possível acessar nosso Material de Apoio com diversos arquivos.

São guias de orientação em como realizar cada passo, além de modelos de ATAs, Planos de Ação, Planilhas, descrição sobre os temas abordados e o passo-a-passo em como ingressar na rede internacional Eco-Schools.

Mesmo assim, devido à flexibilidade do programa, a escola poderá desenvolver seus próprios relatórios e métodos de implementação, desde que comprove ter executado os 7 passos.

9) Quem realiza a auditoria e a concede a premiação?

Tanto a auditoria quanto a certificação (premiação) são feitas em conjunto pelo Instituto Ambientes em Rede (Operador Nacional no Brasil) assim como pela FEE – Foundation for Environmental Education (Operadora Internacional).

À partir do envio dos relatórios pela escola, esta poderá receber uma visita de inspeção (com ou sem aviso prévio) para verificação e comprovação das ações descritas em seus relatórios.

10) Já realizo ações ambientais em minha escola, estas podem ser aproveitadas no programa?

Claro que podem! Qualquer ação ambiental que sua escola já desenvolve só vem a contribuir com a realização do programa.

O objetivo do Programa Eco-Escolas é estimular os alunos a participarem dos processos, encorajar ações e desenvolver jovens líderes, melhorando o ambiente da escola e da comunidade ao seu redor, comprovando a existência de uma gestão ambiental coerente e com qualidade.

Se a sua escola já promove ações ambientais, então acreditamos que conseguir a Bandeira Verde (premiação Eco-Escolas) será bem fácil, basta realizar e comprovar os 7 passos do programa.

11) Quais temas posso desenvolver no programa?

A escola tem a liberdade para desenvolver qualquer tema que desejar, desde que este tenha relação com o meio ambiente e sustentabilidade.

Porém, no 1° ano de sua adesão ao programa (como escola piloto), é necessário que comece desenvolvendo um dos 3 temas base: água, resíduo ou energia.

Após a conclusão dos 7 passos desta fase piloto e recebida a certificação internacional (como escola premiada), poderá então desenvolver qualquer outro tema que desejar.

Além dos 3 temas base, sugerimos outros temas complementares que foram se destacando em função da experiência e evolução do programa em diversos países. Como mencionamos anteriormente, sua escola poderá desenvolver um novo tema que não esteja em nossa lista.

12) O que é a Bandeira Verde e quais benefícios minha escola ganha participando do programa?

A certificação Eco-Escolas é uma premiação que a escola recebe e consiste no recebimento da "Bandeira Verde" a ser hasteada pela escola como reconhecimento de uma gestão ambiental com qualidade.

São diversos os benefícios de uma Eco-Escola, como por exemplo:Green Flag pic June 09 web

- Colaborar com os princípios da Agenda 21
- Seguir diretrizes da Lei 9.795/99 ref. à Política Nacional de Educação Ambiental
- Participar de um programa existente há mais de 20 anos, testado e aprovado em 54 países
- Estar integrada numa rede internacional com mais de 4.000 escolas em todo o mundo
- Participar de campanhas mundiais simultâneas (através da rede internacional)
- A busca constante pela existência de uma gestão ambiental coerente e com qualidade

Não encontrou a resposta para sua dúvida? Entre em contato clicando aqui…

Seo wordpress plugin by www.seowizard.org.