Eco-Escolas e FLORAM vai à Escola

Conheça o Floram vai à Escola

FLORAM vai à Escola é uma ação da Prefeitura Municipal de Florianópolis, executada através da FLORAM (Departamento de Educação Ambiental) e que está vinculada ao Programa Municipal de Educação Ambiental.

Essa linha de ação visa o desenvolvimento sustentável do Brasil através do envolvimento do cidadão brasileiro nas questões de sustentabilidade e meio ambiente. A ação promove a capacitação dos cidadãos em Florianópolis (em escolas, conselhos comunitários, condomínios, entre outros) através da conscientização sobre a relação entre “desenvolvimento sustentável e meio ambiente” e da mobilização social sobre questões ambientais.

Para a mobilização dos estudantes e professores, a FLORAM utiliza como ferramenta didática a Educação Ambiental. A estratégia é conduzir os participantes ao reconhecimento do ecossistema do local e do entorno onde a ação é realizada; à transferência de conhecimentos sobre os ciclos ecológicos; ao reconhecimento das ações humanas que contribuem para o desequilíbrio do ecossistema; à promoção de novos hábitos através ações práticas que reduzam os impactos ambientais produzidos pelo ser humano; e à formação continuada de uma cultura sustentável.

Dentre as ações realizadas tem-se palestras e cursos; oficinas pedagógicas sobre reuso, reciclagem (oficina do papel e oficina do sabão), valorização de resíduos (compostagem e vermicompostagem) e produção de mudas; mutirões de limpeza e/ou plantio; participação em reuniões e eventos; consultorias, assessoria ou orientações técnicas sobre questões ambientais e de educação ambiental.

Prospecto e Apresentação do Programa

Registre sua Escola

Se a sua Escola foi convidada à participar do programa, solicitamos que efetue o registro da mesma preenchendo todos os dados solicitados NESTE FORMULÁRIO.

Bem vindos e agradecemos sua participação!

Cronograma 2018/2019

O cronograma abaixo foi elaborado com o objetivo de orientar as UEs na execução de cada passo da metodologia do programa. Trata-se de uma orientação para o responsável pelo programa em cada UE, porém estas tem a flexibilidade de ajustar o mesmo a fim de facilitar a realização do programa sem que interfira no cotidiano das atividades escolares.

Clique neste para visualizar

Envio de Relatórios na plataforma online

O Podio é uma plataforma online gratuita, utilizada para o envio (upload) de todos os relatórios, imagens, vídeos e outros documentos relevantes que comprovam que a Escola realizou todas as etapas do programa.

Além de ser uma ferramente amigável de fácil utlização, esta plataforma permite compartilhar os documentos enviados com outras partes interessadas, como diretores, organizações, instituições, fomentadores e educadores ambientais e a própria FEE - fundação internacional que concede a Bandeira Verde.

Os documentos ficam ali armazenados e podem ser atualizados acessados a qualquer momento. Apenas pessoas autoizadas pelo IAR ou pela própria escola podem ter acesso aos mesmos.

CLIQUE AQUI PARA IR AO SITE DA PLATAFORMA PODIO

Conheça as Escolas participantes

Confira abaixo as escolas participantes do Programa Eco-Escolas x FLORAM vai à Escola:

• EBM Intendente Aricomedes da Silva
  • EBM Virgilio dos Reis Varzea
  • EBM Batista Pereira
  • EBM Padre João Alfredo Rohr

Quer saber mais sobre o Programa ou esta parceria?

Acesse nossa página sobre Perguntas Frequentes aqui…

… ou entre em contato aqui!